Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Mitos e Verdades na Alimentação

Mitos e Verdades na Alimentação
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

Mitos e...

 

O termo alimentação representa muito a todos nós. É um assunto que todos acreditam, conhecem e que está enraizado de forma tão profunda na cultura e tradição que muitas crenças relacionam os alimentos à saúde ou doenças. Algumas delas são verdadeiras, algumas parcialmente verdadeiras e outras falsas.

O nutricionista é o profissional  capacitado e responsável no esclarecimento de uma alimentação equilibrada separando o mito da realidade (não confundindo o folclore, lendas e crendices aos fatos científicos).


Derrubando mitos: verdadeiro ou falso na alimentação


Beterraba é uma das principais fontes de ferro

FALSO. Os alimentos ricos em ferro são as carnes, os miúdos, as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e grão de bico) e as verduras de folhas verde-escuras (exceto espinafre). A beterraba, assim como outros legumes, contém vitaminas e minerais, mas não é rica em ferro.


Espinafre é uma excelente fonte de fero (o mito do Popeye)

FALSO. Já se pensou, anteriormente que o espinafre era uma boa fonte de ferro, porém isso não é verdadeiro pela presença do ácido oxálico, que é um poderoso inibidor da absorção de ferro no organismo.


Suco de clorofila serve para aumentar plaquetas

FALSO. Embora seja composto por vários vegetais (cada pessoa elabora de uma forma), esse suco contém várias vitaminas e minerais, mas não aumenta o número de plaquetas.


Vitamina C aumenta a absorção de ferro

VERDADEIRO. Ingerir algum alimento rico em vitamina C (laranja, acerola, caju, limão) com as refeições principais, contendo no almoço e jantar uma porção de leguminosa, vegetais e carnes para que assim a absorção do ferro presente nestes alimentos possa ser melhor aproveitada.


Não consumir leite, chá, café e refrigerante junto com as refeições principais (almoço e jantar)

VERDADEIRO. Estas bebidas dificultam a absorção do ferro pelo organismo, devido a presença de cálcio e tanino na composição dos mesmos. Portanto, é importante manter um intervalo de pelo menos 1 hora, entre as refeições e o consumo destas.


Carne bovina é mais rica em ferro quando está malpassada ou “sangrando”

FALSO. A carne vermelha é fonte de proteína e ferro in natura ou após a cocção pois mantém seus nutrientes. Porém, é importante prepará-la adequadamente e não consumi-la crua ou malpassada, pois aumenta o risco de intoxicação alimentar.


Suco de laranja com berinjela reduz o colesterol

PARCIALMETE VERDADEIRO. Este suco é efetivo quando associado a uma dieta equilibrada, pobre em gordura saturada (frituras, embutidos, queijos amarelos, doces gordurosos, manteiga e carnes gordas) e atividade física regular.


A cerveja, vinho e outras bebidas alcóolicas não são alimentos e por isso não engordam.

FALSO. A única bebida que não engorda é a água. Qualquer álcool que ingerimos é metabolizado imediatamente, mesmo quando as calorias que ele gera rapidamente não são transformadas diretamente em gordura, elas contribuem para a ingestão total de calorias e, assim, aumentam as chances de ganho de peso.


O chocolate vicia

PARCIALMENTE VERDADEIRO. Rigorosamente falando, comer chocolate não pode ser descrito como um vício. Entretanto, muitas pessoas sentem um desejo muito forte por chocolate, especialmente as mulheres. Estudos mostraram que, na segunda metade do ciclo menstrual, quando os níveis de estrogênio começam a cair, o chocolate proporciona os precursores para a serotonina, que tem um efeito calmante, e para as endorfinas que regulam o humor.


O chá de cogumelo melhora/ fortalece o sangue

FALSO. Ainda não existe nada comprovado cientificamente apesar de pesquisas estarem em andamento.


O peixe não pode ser consumido no pós-operatório

FALSO. Isso é uma crença antiga. O peixe é um alimento que faz parte do grupo de alimentos construtores, ou seja, ajudam na formação de tecidos, defesa do organismo contra infecções, cicatrização de feridas e cirurgias, fortalecimento dos músculos e funcionamento do cérebro.

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Conheça a Oncocenter

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão