Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Como é o tratamento do câncer colorretal?

Como é o tratamento do câncer colorretal?
Autor(a): Clínica Oncocenter

Receber a notícia de um problema de saúde não é nada fácil. No entanto, não é hora de entrar em desespero. Afinal, o melhor jeito de conter a ansiedade é se munir de informações. Saber como é o tratamento do câncer colorretal é essencial para acompanhar o procedimento da forma correta.

Ao conhecer como é o tratamento do câncer colorretal, você poderá encarar esse desafio com mais confiança e segurança. Também servirá para entender melhor as particularidades de suas etapas e o que esperar de cada uma delas.

Como em qualquer assunto de saúde, é essencial contar com uma estrutura e um corpo médico adequado para lidar com as suas necessidades. Além de obter o diagnóstico correto, o paciente precisa de acesso fácil aos medicamentos certos e o contato com profissionais de múltiplas áreas.

Neste artigo, você conhecerá como é o tratamento do câncer colorretal considerando cada um dos seus principais estágios. Confira!

Os estágios do câncer colorretal

O tratamento do câncer colorretal muda conforme o estágio da doença em que o paciente se encontra. Quando o tumor não se espalhou para outros órgãos, o tratamento principal é a cirurgia do intestino com remoção de gânglios linfáticos da pelve.

Veja na tabela a seguir os principais estágios de evolução de um câncer colorretal e quais são as suas características:

Estágio 0: As células cancerígenas ainda não se desenvolveram além do revestimento interno do cólon.

Estágio 1: Esse estágio se caracteriza quando o tumor se desenvolveu além das camadas do cólon, mas sem chegar além da parede nem atingir linfonodos.

Estágio 2: Aqui, os tumores já se desenvolveram além da parede do cólon e entraram em contato com o tecido adjacente. Porém, ainda não atingiram gânglios linfáticos.

Estágio 3: O tumor já se espalhou para os linfonodos próximos ao cólon, mas ainda não chegou aos outros órgãos.

Estágio 4: No último estágio do câncer colorretal, o tumor já se espalhou para outros órgãos e tecidos do corpo.

Tratamento do câncer colorretal no estágio 0

A doença ainda não se espalhou além do revestimento interno do cólon. Portanto, é possível curá-la apenas por meio de cirurgia.

O procedimento envolve a excisão local com colonoscópio ou a polipectomia (remoção do pólipo). Caso a excisão não seja possível, o tratamento pode ser conduzido por meio de ressecção do cólon.

Tratamento do câncer colorretal no estágio 1

Como o tumor já atinge outras camadas do cólon nesse estágio, é recomendado realizar a colectomia parcial. Ou seja, é retirada a parte do cólon que concentra as células cancerígenas, especialmente aquelas próximas a linfonodos.

Tratamento do câncer colorretal no estágio 2

Nesse estágio do câncer colorretal, pode ser que a quimioterapia seja recomendada além da colectomia como tratamento. Isso dependerá do estágio de evolução dos tumores, se estão obstruindo o cólon e também se já se espalharam para órgãos adjacentes.

Trata-se de um assunto divergente entre alguns profissionais. Há aqueles que prefiram administrar a quimioterapia apenas a partir do estágio 3, visto que o benefício da adição da quimioterapia no estágio 2 é pequeno. Portanto, é importante consultar o médico a respeito disso.

Tratamento do câncer colorretal no estágio 3

A partir desse estágio do câncer colorretal, tanto a cirurgia quanto a quimioterapia passam a ser tratamentos padrão.

Os esquemas quimioterápicos do tipo FOLFOX (5-FU, leucovorin e oxaliplatina) ou CapeOx (capecitabina e oxaliplatina) costumam ser administrados com maior frequência.

Tratamento do câncer colorretal no estágio 4

Com a chegada do tumor a outros órgãos e tecidos do corpo, apenas a cirurgia não é mais capaz de curar o câncer colorretal. O médico determinará o objetivo do tratamento, que pode ser desde a cura da doença ou apenas aliviar seus sintomas.

A quimioterapia será a principal ferramenta utilizada nesse estágio, apesar de ser possível remover determinados tumores com cirurgia se a localização deles permitir. Ainda assim, a quimioterapia deve ser usada antes e depois do procedimento.

Em casos em que a doença esteja espalhada por muitos órgãos e tecidos, a colectomia ou colostomia podem ser realizadas para desobstruir o cólon.

Tratamento da recidiva ou recorrência do câncer colorretal

Mesmo após um tratamento inicial bem-sucedido, o câncer colorretal pode voltar. Isso é chamado de recidiva ou recorrência.

Infelizmente, quando o câncer volta, já houve o desenvolvimento de novas células cancerosas que possuem resistências específicas contra o tratamento realizado da última vez.

Dessa forma, entende-se a recidiva como o equivalente ao estágio 4 do câncer colorretal. O tratamento empregado é o mesmo, assim como os métodos para aliviar os sintomas.

Onde o tratamento do câncer colorretal deve ser realizado?

Por se tratar de um problema de saúde delicado, o câncer colorretal requer uma estrutura médica pensada especialmente para esse tipo de doença. A eficácia do tratamento depende muito não só dos profissionais envolvidos como também das instalações clínicas disponíveis.

Um paciente com câncer precisa de privacidade e conforto para realizar a quimioterapia e demais procedimentos, já que podem ser processos que exigem muito do corpo. Utilizar uma estrutura falha pode até prejudicar o tratamento.

Além disso, fique de olho nas disciplinas de especialização dos médicos que atuam nas clínicas consideradas. Para um quadro de câncer colorretal, é essencial contar com um nutricionista, e especialistas em cirurgia plástica e tumores gastrointestinais.

Conhecer o tratamento do câncer colorretal é algo decisivo para conquistar mais confiança durante o processo. No entanto, essas informações não substituem o valor de um acompanhamento médico. Nunca deixe uma consulta médica sem tirar todas as suas dúvidas.

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços
Compartilhe:

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços
ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708