Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Tratamento do câncer: a importância do apoio clínico

Tratamento do câncer: a importância do apoio clínico
Autor(a): Clínica Oncocenter

Paciente de tratamento de câncer aguarda atendimento

Quem acabou de receber um diagnóstico de câncer não precisa encará-lo como uma sentença de morte. Assim como em outros momentos desafiadores, é necessário escolher viver e continuar escrevendo a própria história.

A melhor forma de fazer isso é garantir um tratamento adequado às necessidades desse paciente. Um bom apoio clínico no tratamento do câncer requer uma competente equipe multiprofissional que cerca os pacientes de cuidados levando em conta critérios objetivos de qualidade.

Diversos aspectos, alguns nem tão óbvios, devem ser avaliados antes de decidir por uma clínica. Você já considerou o valor de um nutricionista facilmente acessível? E o de uma equipe de enfermagem treinada e qualificada para garantir uma assistência segura e de qualidade durante todo o seu tratamento? E de uma assistência psicológica para o paciente e os seus familiares? Ou a estrutura farmacêutica garantindo a produção da medicação na dose correta e dentro dos padrões de segurança exigidos para as necessidades do paciente?

Como o apoio clínico influencia no tratamento do câncer?

Confira os principais pontos que sinalizam o quanto é importante contar com um bom apoio clínico no tratamento do câncer:

Contato com especialistas da área

O apoio de uma equipe multidisciplinar é fundamental para atuar junto aos objetivos de cada caso, como a remissão completa, redução da progressão da doença e alívio dos sintomas. Por isso é muito importante que a clínica escolhida permita acessar especialista de diversas áreas.

Como atualmente os tratamentos requerem aprofundamento no conhecimento de cada patologia, é importante contar com profissionais especializados em cada segmento. Por exemplo, é o caso de especialistas em doenças do aparelho gastrointestinal, mastologia, uroginecologia e outros.

Apoio nutricional

A alimentação é uma parte essencial para o tratamento, já que é preciso adotar certas restrições e iniciar novas dietas que contribuirão para o tratamento.

Para isso, é importante contar com profissionais da área de nutrição na clínica oncológica considerada. Além de oferecer o atendimento pensado especialmente para o caso do paciente, também ajuda a avaliar as necessidades nutricionais dele.

Lembre-se de que a quimioterapia e demais procedimentos envolvidos no tratamento do câncer causam impactos significativos nos pacientes. A alimentação é um dos caminhos decisivos para restabelecer suas forças.

Acesso aos medicamentos

Infusão medicamentosa de tratamento de câncer é praparada

A infusão de medicamentos faz parte do tratamento de mais da metade dos pacientes diagnosticados com câncer. O intuito é eliminar as células cancerígenas ou inibir o seu crescimento.

Com a evolução tecnológica e as descobertas científicas dos últimos anos, é possível desenvolver estratégias medicamentosas focadas nas necessidades e características de cada paciente e seus tratamentos.

Por conta disso, é valioso contar com uma clínica oncológica que disponibilize o acesso aos medicamentos indicados para cada quadro, indo desde a quimioterapia até os avançados fármacos das terapias-alvo e da imunoterapia.

Boa equipe de enfermagem

A atuação da equipe de enfermagem é de extrema importância durante todo o tratamento do câncer, em todas suas etapas, desde o diagnóstico até cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Uma equipe qualificada, treinada e com conhecimento técnico científico faz toda a diferença para a garantia da segurança, acolhimento e humanização no cuidado do paciente e sua família.

Certificações de excelência

Felizmente, existem organizações dedicadas a avaliar os padrões de qualidades dos serviços prestados por clínicas e hospitais. É o caso, por exemplo, da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e do IQG (Instituto Qualisa de Gestão). Elas são filiadas à International Society for Quality in Health Care (ISQua), organização global sem fins lucrativos que atua em mais de 70 países, e que tem como objetivo aprimorar a qualidade dos serviços de saúde.

Elas certificam três níveis de excelência. Para se alcançar um nível de qualidade superior, os níveis anteriores devem ser totalmente atendidos sempre buscando melhorias contínuas.

Olhar voltado à inovação

Novas descobertas científicas e avanços nos métodos de tratamento podem surgir todos os dias. O apoio clínico no tratamento do câncer precisa respirar inovação para sempre trazer as melhores possibilidades aos seus pacientes.

Todo esse progresso deve ser pautado por um único conceito: usar o trabalho integrado dos médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos para proporcionar acolhimento e qualidade de vida aos pacientes. Tenha atenção especial a esse aspecto para tomar a decisão certa.

Ou seja, é preciso combinar toda a força da tecnologia com o conhecimento e a empatia de profissionais médicos de qualidade.

Já ficou claro o quanto o apoio clínico no tratamento do câncer é determinante para a qualidade do tratamento, certo? Em um momento delicado como esse, o paciente requer não só um corpo clínico competente como também da melhor estrutura para as suas necessidades. Descubra as facilidades oferecidas pela Oncocenter e marque uma visita para conhecer as instalações.

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão

Compartilhe:

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão