Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Tratamento do câncer de próstata: o que esperar?

Tratamento do câncer de próstata: o que esperar?
Autor(a): Clínica Oncocenter

O melhor recurso contra as inseguranças de um diagnóstico de câncer é a informação. Conhecer as particularidades do tratamento do câncer de próstata é essencial para garantir o máximo de qualidade de vida e se certificar de que as escolhas certas estão sendo feitas.

No Brasil, a estimativa é que surjam 68 mil novos casos de câncer de próstata entre 2018 e 2019. Tendo esse número como base, é possível dizer que serão 66,12 novos casos a cada 100 mil homens. Os dados são do último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Saiba mais sobre tudo o que esperar do tratamento do câncer de próstata a seguir.

Como é o tratamento do câncer de próstata?

As decisões a respeito do tratamento do câncer de próstata têm enfoque multidisciplinar, envolvendo urologista, radioterapeuta e oncologista. Isso é feito após o pleno estadiamento clínico com exames de ultrassom pélvico, ressonância magnética, cintilografia óssea e exames de laboratório.

Tal decisão pode ser pela cirurgia, que é o caso da prostatectomia radical com acesso tradicional, laparoscópica ou via robótica. Também há casos em que a hormonioterapia injetável (subcutânea ou intramuscular) seja indicada, podendo ser realizada por 6 meses ou até entre 2 e 3 anos.

Como é o pós-tratamento do câncer de próstata?

Após o tratamento, é feito o controle do quadro do paciente via Antígeno Prostático Específico (PSA) de forma periódica. Além disso, é recomendada uma bateria de exames, como cintilografia óssea, dosagem de enzimas ou tomografias e ressonâncias magnéticas de áreas suspeitas.

Em caso de recidiva pós-operatória, é utilizada a combinação de hormônio com radioterapia. Se a recidiva surgir pós-radioterapia, é feita cirurgia e hormonioterapia.

Atualmente, já contamos com bloqueadores do receptor de andrógeno eficazes via oral.

A importância de uma estrutura de qualidade

O tratamento do câncer de próstata requer um cuidado atencioso para manter a qualidade de vida do paciente. O processo de cura é delicado e necessita do apoio dos profissionais certos e da estrutura adequada.

Isso requer uma preocupação maior com várias áreas além da oncologia. É necessário ter acesso fácil a profissionais de nutrição, psicologia, hematologia, urologia, geriatria, entre outros.

Tendo isso em mente, leve em conta esses critérios ao selecionar a clínica em que o tratamento será conduzido. Somente assim é possível acessar a melhor estrutura para a condução do tratamento do câncer de próstata.

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços
Compartilhe:

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços
ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708