Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Quais os procedimentos após o diagnóstico do câncer colorretal?

Quais os procedimentos após o diagnóstico do câncer colorretal?
Autor(a): Clínica Oncocenter

Receber um diagnóstico de câncer não é nada fácil. É preciso ter equilíbrio emocional, o apoio de familiares e amigos e o acesso a uma equipe médica competente que entenda as suas necessidades e possa ajudar.

Entender os procedimentos após o diagnóstico do câncer colorretal é algo essencial para se preparar para os passos futuros. Aspectos diferentes da doença que compreendem desde a escolha da clínica até a preocupação com a alimentação.

A seguir, você conhecerá os principais pontos que devem ser considerados após receber um diagnóstico de câncer colorretal.

O que o paciente deve fazer após receber o diagnóstico do câncer colorretal?

O primeiro passo que o paciente deve seguir após o diagnóstico do câncer colorretal é retornar ao médico que solicitou o exame. A partir de então, deverá fazer os exames solicitados para verificar se a doença está localizada no intestino ou se tem algum nódulo em outros órgãos.

Isso é possível pela realização de exames de imagem: tomografia ou ressonância magnética. Aproveite o momento da consulta médica para tirar todas as dúvidas que tiver sobre o diagnóstico e o tratamento.

Como é o tratamento do câncer colorretal?

O tratamento inicial para câncer de reto é diferente do de cólon. Os cânceres de cólon, na maioria das vezes, são tratados cirurgicamente. Após a cirurgia, a depender do tamanho do tumor, o paciente fará quimioterapia complementar para diminuir o risco de a doença voltar.

Ao contrário do câncer de cólon, tumores de reto, em boa parte dos casos, são tratados com quimioterapia e radioterapia. A cirurgia deverá ser realizada posteriormente. Após término do tratamento, é muito importante que o paciente faça consultas e exames de controle para verificar se está tudo bem.

É essencial procurar um médico de sua confiança que seja especialista na área e discutir suas dúvidas, seus medos, seus sintomas e seguir o tratamento conforme orientado.

Quais hábitos devem ser adotados no dia a dia para ter mais qualidade de vida no tratamento?

Após o diagnóstico do câncer colorretal e o início de um tratamento, é importante ter um acompanhamento junto a um nutricionista e psicólogo ou psiquiatra, que podem contribuir positivamente para o bem-estar do paciente.

Além disso, é essencial comer adequadamente, ingerindo líquidos, verduras e frutas nas doses adequadas. Também é recomendado fazer exercícios leves e ter uma rotina ativa para ajudar na evolução do tratamento da doença. Evitar o fumo é sempre bom para todos os aspectos da saúde.

Como é a vida do paciente após o tratamento?

Na maioria das vezes, a vida do paciente após o diagnóstico do câncer colorretal é muito próxima do normal. Um aumento do número de evacuações pode ocorrer, principalmente nos cânceres localizados à direita ou nos tumores de reto.

Nos tumores de reto mais próximos do ânus, pode ser necessária a realização de uma colostomia, ou seja, a exteriorização do cólon para a pele. Neste caso o paciente fica com uma bolsa de colostomia por onde deverão sair as fezes. A possibilidade desse procedimento acarreta alterações na vida cotidiana, portanto, deve ser discutida com o médico para que haja adaptação a esta nova situação.

Hábitos saudáveis precisam ser adotados em várias áreas da vida. Isso inclui ter uma boa alimentação, voltar às atividades diárias e ter apoio de amigos e familiares facilitam a recuperação do paciente.

Conhecer os procedimentos após o diagnóstico do câncer colorretal é algo essencial para a condução do tratamento. Enfrentar a doença requer o comprometimento de aprender sobre ela e se preparar para os seus desafios. Conte com a ajuda daqueles que estão ao seu redor e siga em frente com otimismo.

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços
Compartilhe:

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços
ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708