Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Quimioterapia pelas veias: os principais cuidados a ter

Quimioterapia pelas veias: os principais cuidados a ter
Autor(a): Clínica Oncocenter

O tratamento medicamentoso do câncer pode ser feito através de quimioterapia, anticorpos monoclonais, bloqueadores de hormônios, entre outros. Quando o medicamento é feito na forma endovenosa, ele requer alguns cuidados especiais.

Na quimioterapia venosa, a administração do medicamento é feita por meio das veias dos braços (também chamada de via periférica) ou por meio de cateter central. A via de acesso é definida pelo médico juntamente com o enfermeiro ao avaliar as características da droga a ser administrada, sua duração e frequência.

Além disso, também é avaliada a qualidade das veias do pacientes e se é permitido a punção de apenas um braço, como nos casos de câncer de mama com mastectomia e esvaziamento axilar, ou dos dois braços.

Realizar a quimioterapia pelas veias periféricas requer atenção para certos cuidados que você precisa ter. Confira:

Risco de irritação

Há drogas extremamente irritantes, que agridem muito as veias dos braços, o que impossibilita muitas vezes a aplicação do medicamento por via periférica, por causarem dor e fragilidade, havendo o risco inclusive de necrose, sendo indicado colocação de cateter central.

Já outras drogas, não causam maiores problemas às veias dos braços e podem ser tranquilamente administradas por meio delas.

Banho de camomila

Aos pacientes que realizam quimioterapia pelas veias do braço é recomendada a imersão das mãos em chá de camomila, que tem ação calmante e anti-inflamatória, aumentando a resistência da rede venosa.

O paciente deve fazer o chá de camomila (de preferência, com a erva in natura), deixar entrar em temperatura morna e imergir as mãos e antebraço por cerca de 20 minutos.

É importante tomar cuidado para que o chá não esteja muito quente para não se queimar. Uma forma de facilitar o processo é cortar uma garrafa pet ao meio para imergir a mão e o antebraço. Esse “banho de camomila” deve ser feito, no mínimo, uma vez ao dia, sempre alternando os braços, durante todo o tratamento.

Massagens no braço

Após a aplicação, também são recomendadas massagens no braço puncionado com uma pomada anti-inflamatória prescrita pelo médico.

Caso o paciente fique com a veia dolorida, vermelha ou endurecida, por mais que os 3 dias de cuidados após a quimioterapia, a orientação é entrar em contato com a equipe de enfermagem para fazer uma nova avaliação.

Por se tratar de um procedimento delicado, a quimioterapia pelas veias requer total atenção do paciente. Sempre que surgirem dúvidas, não deixe de perguntar para o seu médico ou enfermeiro.

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão

Compartilhe:

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão