Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Tratamentos para câncer de pulmão: quais são os principais?

Tratamentos para câncer de pulmão: quais são os principais?
Autor(a): Ana Cristina Steinert

Graças ao progresso tecnológico e às novas descobertas científicas, as opções de tratamentos para o câncer de pulmão estão sendo ampliadas. Isso tem proporcionado melhor controle, mais tempo e com mais qualidade aos pacientes diagnosticados com essa patologia.

No entanto, antes de falarmos sobre os tratamentos disponíveis atualmente, é necessário entender que quando falamos de câncer de pulmão, não estamos falando de uma única doença.

Neste artigo, você conhecerá os principais tratamentos para câncer de pulmão que podem ser aplicados em diferentes variações da doença. Confira!

Quais os principais tratamentos para câncer de pulmão?

Como é importante distinguir os tipos de câncer de pulmão para chegar ao tratamento correto, conhecer as características deles é fundamental para começar. A distinção fica mais simples ao considerar uma analogia.

Hoje em dia, damos nome de realeza às neoplasias, é necessário saber seu nome (sítio primário) e todos os sobrenomes (estadiamento, tipo histológico, presença ou ausência de determinados receptores e mutações). É esse conhecimento mais detalhado da doença que tem proporcionado a evolução no tratamento.

Antigamente, dividíamos o câncer de pulmão somente em dois grandes grupos: câncer de pulmão pequenas células e câncer de pulmão não pequenas células. Avançamos e, por enquanto, temos de forma simplificada o que consta no gráfico a seguir:

O gráfico mostra tipos de câncer de pulmão para os quais existem tratamentos autorizados pela Anvisa.

Considerando as informações acima fica mais fácil entender os tipos de tratamentos utilizados. Confira a seguir mais informações sobre eles:

1. Cirurgia

Usada para tratar pacientes com doença localizada. Sua extensão (pneumectomia, lobectomia etc.) será comandada pelo volume de doença.

2. Radioterapia

Usada para o tratamento da doença localmente avançada, habitualmente combinada à quimioterapia. Pode ser usada também para tratamento local, sintomático, de metástases (SNC, osso).

3. Quimioterapia

Pode ser usada das seguintes maneiras:

  • combinada à radioterapia, como tratamento local definitivo;
  • no cenário adjuvante, isto é, pós cirurgia, com a intenção de diminuir o risco de recidiva;
  • como terapia paliativa, no paciente com doença metastática.

Existem diversos medicamentos quimioterápicos que podem ser usados para tratamento de câncer de pulmão. É o caso, por exemplo, de Carboplatina, Cisplatina, Paclitaxel, Gemcitabina. Permetrexede, Vinorelbina, Docetaxel etc.

Nesse aspecto, fica nítida a importância de diferenciar o tipo de câncer de pulmão para escolher a medicação mais apropriada para o caso.

4. Terapia alvo

Essa categoria é onde realmente conhecer a genômica dos cânceres de pulmão faz toda a diferença. As medicações devem ser utilizadas, na maioria das vezes, em pacientes que tenham uma alteração específica nos genes do tumor, o alvo da ação desses medicamentos:

  • Mutação do EGFR: Erlotinib, Geftinib, Afatinib, Osimertinib;
  • Translocação ALK: Crizotinib, Alectinib;
  • Translocação Ros1: Crizotinib;
  • Mutação BRAF: Dabrafenib + Trametinib.

5. Imunoterapia

Essa é a categoria mais nova de tratamento no câncer de pulmão. Ela funciona ao ativar o sistema imune para reconhecer o tumor e, assim, as células de defesa combaterem o tumor.

Inicialmente liberada como tratamento com droga única, já há estudos e algumas liberações pela Anvisa a respeito do uso de medicação de imunoterapia combinada com quimioterapia.

O conhecimento mais aprofundado dos tumores é o caminho para tratamentos cada vez mais eficazes. Entender as particularidades de cada tipo de câncer de pulmão é um passo fundamental para compreender quais iniciativas são mais adequadas para que seja possível chegar à cura.

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão

Compartilhe:

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão