Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

4 de Fevereiro – Dia mundial do Câncer

4 de Fevereiro – Dia mundial do Câncer
Autor(a): Clínica Oncocenter
Saiba mais

 

O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, é uma data criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, para conscientizar a população mundial sobre a doença e incentivar as pessoas a falarem mais sobre o assunto no dia a dia.

Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) do Ministério da Saúde escolheu como tema o estigma social do câncer. A campanha tem o objetivo de desmistificar marcas negativas associadas à doença, como emoções tristes ou até a morte, por meio do compartilhamento de experiências de pessoas que tiveram a doença e o foco no acolhimento e apoio da família.

Além disso, a campanha abordará o problema da desinformação provocado pela veiculação de notícias falsas e equivocadas sobre o tema, que podem atrapalhar a prevenção e o tratamento do câncer.

Todo esse movimento segue ainda a campanha criada em 2016 pela UICC para o triênio 2016-2018 que tem como slogan: “Nós podemos. Eu posso”. O objetivo é mostrar como todas as pessoas do mundo – em grupo ou individualmente – podem agir de diferentes maneiras para reduzir o impacto do câncer no planeta.

DICAS

Boas doses de amor e apoio são fundamentais para manter o otimismo, a saúde emocional e a vontade de controlar o câncer. Se você tem um amigo ou parente passando por essa situação, veja algumas atitudes que podem ser tomadas:

1. Informe-se sobre o tipo de câncer que está sendo tratado. Conhecer mais sobre a doença ajuda a compreender melhor o que o outro está passando.

2. Fique por perto e tente ser útil. Por exemplo, ajude com as tarefas domésticas, se ofereça para ir ao mercado ou para fazer companhia durante a quimioterapia. Se a pessoa em tratamento não quiser falar, não a force!

3. Agende suas visitas com antecedência para facilitar a rotina dos pacientes.

4. Fale sobre outras coisas: do cotidiano, de um novo filme, do livro que está lendo… O paciente já passa tempo demais vivendo a doença.

5. Diga coisas positivas sobre a pessoa, sem menosprezar a doença. Diga que se orgulha dela, mostre-se presente e otimista.

6. Use frases como: “Você é forte!”  “Dá pra ver que você está melhorando!”

7. NUNCA use a frase “Nem parece que você tem câncer”.

8. Coloque-se à disposição, se realmente puder ajudar e contribuir. Altos e baixos emocionais são comuns, mas se a sua presença for constante fará muita diferença.

9. Lembre-se de que o câncer não pega. Você pode tocar e abraçar as pessoas.

10. Se vir um desconhecido sem cabelo e usando máscara, pode se aproximar. Ele estará com as suas defesas baixas, mas não oferecerá perigo a você.

11. Ei…! Quando você se sentir pra baixo, peça ajuda de um amigo ou de um profissional. Estamos juntos. Você também é parte do tratamento.

 

Para saber mais acesse a página do Inca

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Conheça a Oncocenter

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão