Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

6 mitos e verdades sobre câncer de próstata

6 mitos e verdades sobre câncer de próstata
Autor(a): Ana Cristina Steinert
Saiba mais

Atualmente, temos muita informação disponível a um clique de distância pela internet. Infelizmente, nem sempre essa informação é verdadeira. As fake news também existem quando o assunto é saúde e podem prejudicar muita gente.

Portanto, é importante questionar e checar sobre a veracidade das informações antes de divulgá-las. Confira a seguir uma checagem de fatos sobre alguns mitos e verdades sobre o câncer de próstata:

1. Mito: o câncer de próstata afeta apenas idosos

O câncer de próstata é mais comum em indivíduos idosos, mas não é exclusivo destes. Cerca de 25% dos novos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com menos de 65 anos.

2. Mito: não ter sintomas significa não ter câncer de próstata

Nas fases iniciais, o câncer de próstata é assintomático.

Os sintomas normalmente aparecem com a evolução da doença, seja crescimento local causando sintomas urinários como jato fino, dificuldade de iniciar a micção, aumento da frequência e dor ao urinar ou por disseminação para outros órgãos, como dor óssea e perda de peso.

3. Mito: um índice PSA alto significa câncer de próstata

O PSA é uma substância produzida pelas células da próstata, normais e anormais, por isso podemos também observar seu aumento em doenças prostáticas benignas.

O aumento da próstata pela hiperplasia benigna e prostatites podem cursar com aumento do PSA. Até montar a cavalo e ter atividade sexual recente podem levar a uma elevação transitória.

4. Verdade: o risco de câncer de próstata é maior se algum familiar teve a doença

História familiar é um fator de risco para o câncer de próstata, ou seja, ter um parente próximo com o diagnóstico da doença eleva as suas chances de desenvolvê-la. Existem alguns genes já associados com um risco aumentado para o seu desenvolvimento, como BRCA 1, BRCA 2 e ATM.

Se na sua família existir algum desses fatos, uma consulta com geneticista para aconselhamento genético pode estar indicada:

  • Dois ou mais casos cânceres de próstata no mesmo lado da família;
  • Parente de primeiro grau que faleceu devido ao câncer de próstata com menos de 60 anos de idade;
  • Parente de primeiro grau diagnosticado com câncer de próstata com idade menor ou igual a 55 anos;
  • História pessoal de câncer de próstata diagnosticado com idade menor ou igual a 55 anos E um parente de primeiro grau com câncer de próstata em qualquer idade.

5. Mito: o tratamento do câncer de próstata sempre causa impotência

Apesar da impotência sexual ser um efeito colateral possível, não acontece sempre. 

Sua frequência varia de acordo com o tratamento implementado e com status de função prévio ao tratamento. Um estudo realizado para predição de disfunção erétil nos pacientes com câncer de próstata, evidenciou 37% de pacientes com disfunção após 2 anos de tratamento.

6. Verdade: a obesidade contribui para o diagnóstico de câncer de próstata mais avançado

Estudos mostram uma associação do diagnóstico do câncer de próstata em estádios mais avançados com aumento do índice de massa corpórea.

Mecanismos que poderiam explicar esse achado são metabolismo esteroide sexual desregulado, a hiperinsulinemia e níveis elevados de citocinas pró-inflamatórias, mas ainda com evidências limitadas sobre essas relações. 

Ao conferir esta lista de mitos e verdades sobre o câncer de próstata, fica nítido o quanto é importante sempre consultar a veracidade das informações ao se informar sobre assuntos de saúde. Tire sempre as suas dúvidas com o seu médico e mantenha uma rotina de consultas preventivas para manter longe o risco de problemas.

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Conheça a Oncocenter

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão