Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Câncer de mama em homens: quais as chances e como ocorre?

Câncer de mama em homens: quais as chances e como ocorre?
Autor(a): Ana Cristina Steinert
Saiba mais

O câncer de mama é uma doença extremamente comum. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Muitos pensam ser uma doença exclusivamente feminina, mas você sabia que os homens também podem ser acometidos por essa patologia?

No homem, o câncer de mama é uma doença incomum. Os casos masculinos da doença representam de 0,5 a 1% de todos os casos de câncer de mama. E representam menos de 0,5% de todos os cânceres no sexo masculino.

Tendo em vista a ocorrência dessa doença, confira a seguir mais informações sobre o câncer de mama em homens.

Quais são os fatores de risco do câncer de mama em homens?

Idade

O risco de câncer de mama aumenta com a idade, os homens tendem a ter o diagnóstico com 5 a 10 anos a mais do que as mulheres.

História familiar e síndromes hereditárias

Assim como nas mulheres, ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama aumenta o risco do câncer de mama em homens. O gene mais comumente relacionado ao câncer de mama em homens é o BRCA2, outros genes e síndromes genéticas relacionadas ao desenvolvimento da doença são Síndrome de Cowden, Síndrome de Lynch, Síndrome de Li-Fraumeni, BRCA 1 e PALB2.

No entanto, a magnitude de aumento de risco do câncer de mama masculino dos portadores dessas alterações genéticas é relativamente baixa.

Para se ter uma ideia desse impacto, a mutação de BRCA2 que compõe 14% dos cânceres de mama masculino representa um risco absoluto de 8% no desenvolvimento da doença, enquanto que as portadoras de mutações no BRCA2 possuem um risco de desenvolvimento de câncer de mama de até 70% durante a vida.

Alteração da proporção estrógeno e andrógeno

Excesso de estrogênio pode ser por terapias hormonais, disfunção hepática, obesidade, uso de maconha, doenças da tireóide ou Síndrome de Klinefelter.

Alterações testiculares

Criptorquidia, orquite e traumas testiculares. A razão aventada para esse aumento de risco de câncer de mama relacionada a essas condições é uma proporção alterada de testosterona e estrógeno.

Quais são os sintomas do câncer de mama em homens?

Os sintomas do câncer de mama em homens são similares nódulo na mama, alterações cutâneas, retração de mamilo, úlcera na pele e/ou linfonodos aumentados na axila.

Devido à raridade da doença nos homens, não existe indicação para realização de mamografia como rastreio populacional.

Como é o tratamento do câncer de mama em homens?

O tratamento do câncer de mama masculino é similar ao feminino. Baseia-se no uso isolado ou combinação dos seguintes métodos de tratamento – cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia conforme o estadiamento.

Devido ao baixo volume de dados de estudos prospectivos em homens com a doença, extrapola-se os dados de estudos realizados em mulheres e são utilizados também dados de estudos retrospectivos e relatos de caso para embasar a escolha de tratamento.

O câncer de mama em homens serve como sinal de alerta para que eles não abram mão de um acompanhamento regular de saúde. Afinal, não é porque esse tipo de câncer é mais comum entre as mulheres que a possibilidade deve ser descartada entre os homens.

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Conheça a Oncocenter

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão