Unidades: Moema e Bela Vista Central de Agendamento: (11) 5052-5995 (Seg. a Qui. das 8h às 19h | Sex. das 8h às 18h)

Quais são as causas e como se prevenir contra o câncer de mama?

Quais são as causas e como se prevenir contra o câncer de mama?
Autor(a): Bruno de Arruda Abdo
Saiba mais

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

Estima-se que 1 em cada 8 mulheres desenvolverá câncer de mama em algum instante da vida. Além disso, segundo o INCA, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma.

Conhecer as causas de uma doença como o câncer de mama ajuda a se prevenir contra ela e entender melhor o seu diagnóstico. Adotar certos hábitos ou ter certas características pode aumentar as chances de ter esse problema.

No entanto, lembre-se: a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher necessariamente terá a doença.

Quais são as causas do câncer de mama?

Uma série de fatores diferentes podem contribuir para o câncer de mama, assim como as várias outras neoplasias que existem. Conheça a seguir os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama:

  • ser do sexo feminino;
  • fatores genéticos e hereditários;
  • primeira menstruação precoce (antes dos 12 anos);
  • obesidade;
  • alcoolismo;
  • tabagismo;
  • sedentarismo;
  • idade avançada;
  • parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;;
  • usar terapia de reposição hormonal.

Como se prevenir contra o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença que pode ser prevenida com a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia e ter uma rotina produtiva de consultas e exames capazes de detectar possíveis problemas logo no início.

Por exemplo, é recomendado manter uma dieta com poucos alimentos gordurosos, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar.

Além disso, a amamentação é capaz de manter longe o risco de câncer de mama. Isso acontece porque amamentar diminui o ritmo da ovulação no organismo. A consequência disso é que o nível de hormônios diminui, o que significa menos oportunidades para o desenvolvimento de células cancerígenas.

No Brasil, conforme revisão das Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, publicada em 2015, a mamografia é o método preconizado para rastreamento na rotina da atenção integral à saúde da mulher. A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. Algumas mulheres com alto risco para desenvolvimento dessa neoplasia deverão ter acompanhamento individualizado, com indicação de rastreio mais precoce.

Entender as causas e saber como se prevenir contra doenças é fundamental para a manutenção da sua saúde. O câncer de mama pode ser completamente curado se detectado cedo, então não abra mão de consultas regulares ao médico para se prevenir.

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão

ONA

Endereços:

Moema:

Av. Indianópolis, 394 – Moema
São Paulo/SP – CEP: 04062-000

Bela Vista:

Rua Dona Adma Jafet, 74 – 3º andar - Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01308-050

Telefones:

(11) 5052-5995
(11) 98529-1494
(11) 98529-1708

Conheça a Oncocenter

Quero conhecer a estrutura da Oncocenter

Agende uma visitaQuero saber mais sobre os serviços

Deseja agendar uma consulta?

SimNão